Estimulação Magnética Transcraniana (EMTr):

A Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva vem sendo utilizadas naqueles pacientes com depressão que não respondem bem aos antidepressivos: pouca resposta terapeutica ou com muitos efeitos colaterais, isto ocorre em 30% dos pacientes depressivos.

O EMTr é uma técnica em que um campo magnético, estimula regiões do cerebro na superficie, que tem a conecção com areas internas do cerebro relacionadas ao humor; Tais estímulos magnéticos, fazem os neuronios produzirem descargas eletricas que liberam neurotransmissores (serotonina) por exemplo, com isso aumentando a produção de serotonina, melhorando o humor e os sintomas depressivos.

Tal procedimento (a estimulação) é feita com o paciente acordado, durante no máximo 15 minutos por dia, em no mínimo 10 sessões consecutivas sendo muito baixo o indice de crises convulsivas, uma vez respeitadas as normas de segurança da técnica empregada.


Quem não pode receber a estimulação?

Pessoas que já operaram de aneurisma cerebral, ou tumor cerebral;
Com marca passo cardíaco.

É um tipo de tratamento em que se pode ver uma resposta rápida para a melhora dos sintomas da depressão.

A Estimulação Magnética Trancraniana também pode ser usada em paciente com quadro de dor crônica, zumbidos de causa não otológica.